sáb., 16 de jun. | Dr. Grass-Strasse 3, 9490 Vaduz

V JUNIFEST 2018

Tema do 3° Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein "O Homem, o Projeto do Mundo” Este tema foi escolhido com inspiração no "Homem Vitruviano" de -Da Vinci -
A inscrição está fechada
V JUNIFEST 2018

Horário e local

16 de jun. de 2018 10:00 – 17 de jun. de 2018 19:00
Dr. Grass-Strasse 3, 9490 Vaduz

Sobre o evento

Tema do 3° Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein 2018

"O Homem, o Projeto do Mundo”

Este tema foi escolhido com inspiração no "Homem Vitruviano" de -Da Vinci -

O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas feitas pelo artista por volta do ano 1490 num dos seus diários ele descreve uma figura masculina nua separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Muitas vezes, o desenho e o texto são chamados de "Cânone das Proporções"

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV, é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento.

O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional pi

A segunda interpretação se refere a evolução do homem representada pelas figuras geométricas, quadrado, triângulo e círculo.

O quadrado representa o homem em sua forma mais bruta, apegado aos bens materiais e limitado aos condicionamentos.

O triângulo simboliza a espiritualidade que desprende o homem dos bens terrenos. É um meio caminho para a evolução plena.

O círculo representa o homem em sua total evolução, quando não precisa mais de ferramentas e excede as limitações a que antes estava aprisionado.

3° Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein, convida a todos artistas para esta importante reflexão, não mais como "O Homem Modelo do Mundo" como nominou Da Vinci, porém como o Homem, projeto em desenvolvimento no Brasil e no Mundo. Como nós brasileiros, espalhados pelo mundo, podemos contribuir com a nossa visão e arte?

Este é um grande momento para você artista brasileiro fazer a sua reflexão sobre as ações e reações que este "Homem, o Projeto do Mundo" vem se identificando ao longo dos tempos até hoje.

Esta será também uma excelente oportunidade para todos nós analisarmos, através das obras apresentadas neste salão, esta evolução: Homem, Sociedade, Natureza, Cultura e etc...

O tema é fértil com vasta possibilidades de expressão para todas as artes.

Os interessados devem enviar um e-mail à:

Curadora: Angela de Oliveira. Email: inartexpo@gmail.

Curador: Deca Torres. E-mail: decatorres7arts@outlook.com

OBS: Este ano abriremos algumas vagas para artistas portugueses que queiram participar desta sinergia e reflexão sobre o tema: O Homem, o Projeto do Mundo.

---------VAGAS LIMITADAS--------

Desejamos sucesso total a todos vocês.

Presidente Casa da Brasil Liechtenstein

Arq. Denise da Cruz Campitelli

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento