Quem é a médica brasileira que está fazendo pacientes europeus atravessarem o atlântico?





"Ok, você ganhou!

Foi assim que terminou a conversa com a Dra. Fábia Martins.

Carioca, ela se formou primeiro em Educação Física, depois foi fazer faculdade de Fisioterapia , e ali , com o incentivo do pai que era médico, resolveu trocar por Medicina.





Formou-se em Médica Dermatologista, pela UFF e trabalha desde 1994 com dermatologia, clínica cirúrgica e estética. Ela é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Sua rotina envolve desde as doenças de pele, cabelos e unhas mais comuns até as doenças tipicamente tropicais .Também participa das Campanhas de Prevenção contra o Câncer de Pele , do Programa de Hanseníase e Leishmaniose que acontecem no Rio.

Conversando com a Fábia, a gente entende logo que os pacientes se sentem à vontade. Ela tem aquela famosa empatia que faz a diferença.

No consultório tudo vai indo bem e os pacientes começaram a vir de longe. Foram brasileiros que vieram da Suíça, França e outros países, que trouxeram também estrangeiros para serem tratados por ela.

Apesar de já ter a carreira bem resolvida no Brasil, brotou a idéia de trabalhar na Europa. Ela começou a notar que os pacientes que vinham às consultas e tratamentos queriam fazer tudo em um dia só. E, sem ter o tempo adequado para fazerem as devidas revisões.

Vendo essa problemática do acompanhamento, ela não se sentia bem sabendo que o paciente não teria o tratamento adequado e isso não é aceitável, para alguém que não se contenta em fazer o mais ou menos, tem que ser perfeito.

Começou aí, a aventura, e mesmo não sendo simples ser médico fora do seu país, para quem já estudou fora afinal, não seriam as burocracias e cursos extras que a fariam desistir dessa ideia de trabalhar em ambos os lados do oceano Atlântico.

Ela rememorou os cursos que fez fora do estado , com instrutores argentinos, árabes e suecos , já que no Brasil não tinha ainda os cursos para o uso de preenchimento , entre outros procedimentos.

Sempre fez formações e cursos extras para se aperfeiçoar. Afinal, vivemos sempre aprendendo novas técnicas como ela diz. Isso mantém a juventude.

E de certa forma, essa idéia de ir para a Europa é uma volta aos sonhos de juventude. Afinal, confessou Fábia, quando ela fez Educação Física, ela tinha planos de ir pra Suíça assim que concluísse a faculdade...

E foi falando de anos, aniversários, sonhos e planos que veio a brincadeira de saber quanto tempo para realizar os nossos.

Mas quando falamos das nossas idades, quem é mais velha??? Sou eu!

A Fábia é mais jovem, e a julgar pela maneira que ela gera a carreira dela até aqui, posso prever que o trabalho transatlântico vai ser muito bem feito.

Quem sabe vai até ter um jatinho??? Pra chegar aqui mais rápido!!!"




Contatos: Dr. Fábia Martins


website: https://drafabiamartins.negocio.site/

E-Mail: drafabiamartinsdermatologia@gmail.com


Endereço:

Av Gov Roberto Silveira 234

Cachoeiras de Macacu - Rj


WhatsApp. +55 (21) 988 52 01 44

Tel fixo: +55 (21) 264 91 622


__________________________________________________________________________________











Texto: Angela Cardoso

Escritora brasileira residente em Bruxelas

629 visualizações