Cecília do Acordeon no VI JUNIFEST da Casa Brasil Liechtenstein

May 7, 2019

 

 

A Pimentinha do Forró, Cecília do Acordeon estará no dia 15 de junho no maior centro cultural do Principado de Liechtenstein o Vaduzer Saal situado na capital VADUZ.

 

No horário das 12:00h às 14:00h o palco do Juni Show terá uma participação desta jovem cantora que já ganhou o Brasil quando foi descoberta pelo programa da Eliana.

 

 

"A  menina  Cecília  Araújo  Costa nasceu em 2007 numa pequena aldeia a 60 Km da capital cearense, Fortaleza. Com apenas 7 anos de idade ela demonstrou,  com  um sentimento apurado de nordestinidade, interesse e paixão peculiar por um dos instrumentos típicos e característicos deste grande e diverso seleiro cultural: a sanfona. O seu avô Agripino tinha convidado um sanfoneiro; ele também começou nesta brincadeira ainda menino, e hoje é quem organiza e comanda festas principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro. 

 

Em janeiro de 2015, a festa na comunidade onde a família mora, foi animada com os acordes do Mestre Cicero do Acordeon, um dos mais afamados da região, que tocou as marchinhas e valsas para o boi dançar e depois tocou forró para o povo no terreiro. O povo dançava que fazia poeira. Mas a Cecília, que só participava da festa, na entrada e na saída do boi, ficou acordada até mais tarde, pois de tão encantada com aquele instrumento de teclas brancas e pretas, queria ver de perto, pegar, tocar, saber como funcionava. Mas o velho, muito cuidadoso com seu instrumento, não deixava que ela chegasse perto. Terminada a festa, ela foi pedir ao velho pra deixa-la pegar no instrumento, mas o velho tratou de guardar logo na maleta, como medo que ela o danificasse. Foi motivo até de choro. E depois que foi todo mundo embora, ela começou a aperrear a mãe e ao pai, para adquirir uma sanfona. Os pais tentaram consolá-la, pois achavam que era coisa de criança, que logo iria passar. Até porque, não tinham como adquirir um instrumento tão caro, para uma menina de sete anos brincar. Mas ela não desistiu e só sossegou quando adquiriram uma sanfoninha de brinquedo, dessas de oito baixos. Com a sanfona nos braços e com o desejo no coração, a insistência foi para leva-la ao Mestre Cicero, para aprender a tocar. E assim foi feito. Na segunda aula, já estava arranhando “Parabéns pra você”.

 

Com três semanas, já começou a solar a “Asa Branca”. Foi aí, que o Velho Cicero, descobriu que a brincadeira era algo mais sério, que a menina tinha talento e que precisava investir mais nela. E ainda no segundo mês, sugeriu que fosse adquirida uma sanfona maior, pois aquela de brinquedo, já não serviria mais. Seria necessário adquirir um instrumento com mais recursos harmônicos. A família queria comprar, mas não tinha como, pois até mesmo aquela de brinquedo foi difícil para eles, pagando em quatro prestações. E numa conversa do próprio Mestre Cicero, com outros sanfoneiros e um tio da Cecília, chegou-se à conclusão que poderiam fazer uma promoção com os artistas e amigos, para adquirir a sanfona da Cecília. Todos colaboraram, vizinhos e amigos venderam cartelas do bingo, houve muita divulgação nas redes sociais e 14 sanfoneiros tocaram de graça para ajudar a comprar a Sanfona da Cecília, num evento que ficou conhecido como o Primeiro Encontro de Sanfoneiros da Região do Maciço de Baturité. Com a renda da bilheteria, deu para comprar a sanfoninha de 48 baixos, que ela toca ainda hoje. 

 

Com esta sanfona Cecília do Acordeon, o nome artístico dela, tem animado e está animando aniversários, batizados, reisados, farinhadas, vaquejadas, desbulha de feijão, luarada, romaria, e outras festas em várias cidades da região, nos Estados do Ceará, Pernambuco e Alagoas.

 

Em dezembro 2017, ela foi convidada pelo SBT para o programa de domingo da Eliana, e ganhou lá um prêmio em dinheiro com o qual a família conseguiu fazer uma grande reforma da casa deles. Além disso ela ganhou também uma linda sanfona mais completa com 80 baixos.

 

Cecilia é muita esforçada na escola e começou a aprender inglês com a ajuda dos pais e dos cachés que ela mesma ganha. 

E impressionante quantas musicas a Cecilia já toca e canta, parte delas foram compostas pelo tio e compositores da região onde moram.

O sonho dela é de tocar e cantar todo o repertório do seu grande ídolo Luiz Gonzaga e de conhecer bem a terra onde ele vivia. Ela queria também levar logo a musica dela para o exterior.  

 

Website: http://ceciliadoacordeon.com.br/

 

Please reload

Postagens recentes

March 13, 2019

Please reload

Participe! Lista de E-mail